quinta-feira, maio 20, 2010

"IMD: Portugal perde competitividade com crise da dívida" mas continua a ser mais competitivo do que o Brasil, a Itália ou a Grécia

"Portugal caiu para o 37º lugar no índice de competitividade mundial elaborado pelo International Institute for Management Development (IMD), de acordo com o relatório anual divulgado pela escola suíça de gestão.
Os problemas recentes gerados pelos elevados níveis da dívida fizeram Portugal descer três lugares face ao ranking de 2009, justifica a nota de apresentação do relatório «2010 World Competitiveness Yearbook».

A crise da dívida e a falta de meios - crescimento, conta corrente e investimento - para assumir adequadamente as responsabilidades que lhe estão associadas são os factores que penalizam Portugal e outras economias como a Espanha e a Grécia, sentencia o relatório.

Numa lista encabeçada por Singapura, Hong Kong, Estados Unidos e Suíça, a Alemanha ocupa o 16º lugar do ranking, ameaçada de perto pela China (18º), enquanto o Reino Unido assume o 22º posto, a França o 24º lugar e o Japão é classificado em 27º.

Em redor do lugar ocupado por Portugal, a Espanha é 36ª e o Brasil está no 38º lugar do ranking mundial da competitividade. A Itália é 40ª economia mais competitiva do mundo e a Grécia a 46ª.

No caso das nações mais industrializadas, a percepção dos problemas da dívida coloca-se com menos acuidade em termos de credibilidade, uma vez que os custos da dívida apenas limitam a sua competitividade e o poder de compra dos consumidores, explica o relatório do IMD.

O ranking do IMD é estabelecido em função de mais de 320 critérios (quantitativos e qualitativos)."

in: http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=2&id_news=137560&page=0

Reportagem - Homenagem a Bruno Neves - Praça da Alegria

Benefício da duvida

Escrevi neste mesmo blogue que achava que Gilberto Cristóvão merecia o benefício da dúvida, e que por tal motivo não deveria ser expulso do PS por incumprimento dos estatutos...

Seis meses passados, sou obrigado a voltar atrás...

Então não é que soube recentemente que o histórico militante do PS Alenquer, vai nas listas da CDU nas próximas eleições intercalares para a freguesia de Santo Estêvão?

Como é possível? O que pode originar tão descabida tomada de posição?

Os atos ficam para quem os pratica, e a mim só me resta mudar a opinião que tinha formado sobre este ex-companheiro...

(Este texto foi (presumivelmente) escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)