2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
OCDE: Ministro das Finanças rejeita hipótese de repensar OTA(???) e 0 TGV
2008-06-25 14:09:38
Lisboa, 25 Jun (Lusa) - O ministro das Finanças afastou hoje a hipótese do governo repensar a decisão de construção da Ota e da TGV, no dia em que a OCDE aconselhou que tais investimentos devem promover a concorrência e depois de estudos "transparentes".
Na apresentação do relatório sobre Portugal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) hoje divulgado, o ministro Fernando Teixeira dos Santos disse que "não está em causa reequacionar esses projectos [Ota e TGV]."
"O governo tomou as decisões e não as tomou de ânimo leve", acrescentou o governante, referindo que a escolha foi feita "em função da análise custo-benefício".
Estas declarações do ministro das Finanças surgem no dia em que o relatório da OCDE sobre Portugal aconselha a que a decisão de investimento na Ota e TGV seja baseada numa análise "transparente" de custo-benefício e desde que sirva para promover a concorrência.
Na apresentação do relatório da OCDE, Teixeira dos Santos voltou a dizer que no âmbito da melhoria das contas públicas hoje elogiadas pela OCDE, Portugal vai arrancar em 2009 com quadros-piloto de orçamentação por programas, os quais deverão trazer benefícios na avaliação dos resultados, na implementação de orçamentação plurianual e na melhoria das regras da despesa.
Durante a apresentação do relatório, o secretário-geral da OCDE, Angel Curria, afirmou que Portugal se encontra numa situação de "contexto político em que é possível fazer e negociar reformas", com um governo de "liderança, coragem e que usa o seu capital político."
Essa é "um enorme activo" económico e político, concluiu Angel Curria.
IRE.
Lusa/Fim
Facto político
-
*Em nenhum lugar é tão cru e abertamente corrompido como nos EUA o poder do
capital, o poder de uma empresa de multimilionários sobre toda a sociedade.*
...
Há 1 dia