"O presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença defende a necessidade de "fazer regressar a ética à informação e despertar consciências para os valores humanos".
"Despertar a ética no jornalismo é, antes de mais, despertar no jornalista o respeito pela sua profissão, que é uma profissão em que ele vai à procura da verdade e esta procura é feita em nome de outro", disse João Aguiar, durante os trabalhos do 21º Encontro Nacional da Associação de Rádios de Inspiração Cristã (ARIC).
Para o presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença, a formação ética deve estar presente na formação curricular do próprio jornalismo devendo o jornalista, "se quiser ter comportamentos éticos", ser "em primeiro lugar, competente e olhar a sua profissão como uma profissão que desempenha em nome de outro para procurar a verdade, servir a verdade e não qualquer poder".
Num ano marcado por várias eleições em Portugal, João Aguiar desafiou os jornalistas que trabalham nos órgãos de Comunicação Social de inspiração cristã a "olhar os políticos como alguém que exerce uma nobre arte".
Destacando a visão da Igreja sobre a política – "a vocação política é uma nobre vocação" - o Cónego João Aguiar advertiu para o facto de os jornalistas deverem "abandonar a tentação de estar a fazer o escrutínio permanente dos defeitos, fazendo do jornalismo uma espécie de perseguição, para fazer do jornalismo uma vigilância activa sobre o modo como o outro exerce a sua função porque também o outro, o político, exerce a sua vocação como representante, como delegado do povo ao qual os dois, jornalista e político, devem servir na verdade".
Nos trabalhos do 21º Encontro Nacional da ARIC, que decorreram em Chaves, Nuno Inácio, da Rádio Alenquer, foi eleito presidente da nova direcção. Luís Alvito, do Grupo Renascença, foi eleito presidente da Assembleia-Geral.
O presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença aproveitou a ocasião para agradecer o serviço prestado pelos anteriores Corpos Directivos e felicitar a nova Direcção a quem assegurou a melhor colaboração por parte do Grupo Renascença.
A ARIC foi fundada em 1991 e tem cerca de 70 rádios associadas, espalhadas por todo o território nacional."
RS/Olímpia Mairos
Facto político
-
*Em nenhum lugar é tão cru e abertamente corrompido como nos EUA o poder do
capital, o poder de uma empresa de multimilionários sobre toda a sociedade.*
...
Há 1 dia
Sem comentários:
Enviar um comentário