"Portugal caiu para o 37º lugar no índice de competitividade mundial elaborado pelo International Institute for Management Development (IMD), de acordo com o relatório anual divulgado pela escola suíça de gestão.
Os problemas recentes gerados pelos elevados níveis da dívida fizeram Portugal descer três lugares face ao ranking de 2009, justifica a nota de apresentação do relatório «2010 World Competitiveness Yearbook».
A crise da dívida e a falta de meios - crescimento, conta corrente e investimento - para assumir adequadamente as responsabilidades que lhe estão associadas são os factores que penalizam Portugal e outras economias como a Espanha e a Grécia, sentencia o relatório.
Numa lista encabeçada por Singapura, Hong Kong, Estados Unidos e Suíça, a Alemanha ocupa o 16º lugar do ranking, ameaçada de perto pela China (18º), enquanto o Reino Unido assume o 22º posto, a França o 24º lugar e o Japão é classificado em 27º.
Em redor do lugar ocupado por Portugal, a Espanha é 36ª e o Brasil está no 38º lugar do ranking mundial da competitividade. A Itália é 40ª economia mais competitiva do mundo e a Grécia a 46ª.
No caso das nações mais industrializadas, a percepção dos problemas da dívida coloca-se com menos acuidade em termos de credibilidade, uma vez que os custos da dívida apenas limitam a sua competitividade e o poder de compra dos consumidores, explica o relatório do IMD.
O ranking do IMD é estabelecido em função de mais de 320 critérios (quantitativos e qualitativos)."
in: http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=2&id_news=137560&page=0
Facto político
-
*Em nenhum lugar é tão cru e abertamente corrompido como nos EUA o poder do
capital, o poder de uma empresa de multimilionários sobre toda a sociedade.*
...
Há 1 dia
Sem comentários:
Enviar um comentário