sexta-feira, janeiro 27, 2006

O que é afinal a social democracia...


Após uma breve leitura do blog da JSD de Alenquer quero apenas esclarecer algumas pessoas que pelos vistos não sabem no que acreditam:
A Social Democracia é uma ideologia que surgiu em fins do século XIX e início do século XX por partidários do marxismo que acreditavam que a transição para uma sociedade socialista poderia ocorrer sem revoluções, mas por meio de uma evolução democrática. A ideologia social-democrata prega uma gradual reforma legislativa do sistema capitalista a fim de torná-lo mais igualitário, geralmente tendo em meta uma sociedade socialista.
A Social Democracia tem suas raízes na ideia de Karl Marx que seria possível, em certos países, estabelecer o comunismo ou socialismo por uma revolução pacífica e democrática. Essa ideia tambem foi avançada por Friedrich Engels e principalmente por Karl Kautsky.
A Internacional Socialista definiu a Social Democracia como forma ideal de democracia representativa, que pode solucionar os problemas encontrados numa democracia liberal, enfatizando os seguintes princípios para construir um estado de bem estar social:
Primeiro, a liberdade inclui não somente as liberdades individuais, entendendo-se por "liberdade" também o direito a não ser discriminado e de não ser submisso aos proprietários dos meios de produção e detentores de poder político abusivo.
Segundo, deve haver igualdade e justiça social, não somente perante a lei mas também em termos econômicos e sócio-culturais, o que permite oportunidades iguais para todos, incluindo aqueles que têm desigualdades físicas, sociais ou mentais.
Finalmente, é mister que haja solidariedade e que seja desenvolvido um senso de compaixão para vítimas da injustiça e desigualdade.

5 comentários:

Anónimo disse...

Já que defeniste tão bem (provavelmente baseado nalgum livro) a social democrácia...podes fazer um post sobre o socialismo...será interessante... e outro sobre o comunismo.
Será uma maneira de esclareceres as pessoas sobre estas ideologias, porque como tu disseste e bem "algumas pessoas não sabem no que acreditam".

Um abraço
Isabel Ferreira

Nuno Inácio disse...

Olá Isabel Ferreira.
Antes de mais muito obrigado por ter consultado o meu blog.
Quanto ao post sobre a social democracia quero dizer-lhe que felizmente tenho algumas ideias sobre o que é a politica e acima de tudo sobre aquilo em que acredito.

Anónimo disse...

Sim!Já constatei que tens ideias bem definidas...por isso é que te disse para fazeres um post sobre outras ideologias. Para que certas pessoas possam ler e ficarem mais esclarecidas sobre certos valores em que acreditam ou acham que acreditam...

Boas escritas!!!

Um abraço,
Isabel Ferreira

Nuno Inácio disse...

Mais uma vez olá Isabel...
E que tal cada um escrever sobre aquilo em que acredita...
Seria muito giro...
Terei todo o gosto em ver em que é que voce acredita...
Ou será que não sabe...
:)
Estou a brincar.
Voltando à sua sugestão, não me é muito facil numa epoca de exames andar a escrever sobre assuntos que não os academicos.
Mas registo a sugestão

Anónimo disse...

Bons Estudos!