quinta-feira, janeiro 04, 2007

Editorial Nova Verdade Edição 734 - 1 de Dezembro de 2006

Há cerca de dois anos, neste mesmo jornal, saiu um artigo sobre a inexistência de acessibilidades para os cidadãos com mobilidade reduzida no concelho de Alenquer.
Dois anos volvidos, e com todos os prazos legais a expirarem, o município de Alenquer continua sem demonstrar qualquer preocupação em adaptar as acessibilidades às necessidades dos cidadãos com dificuldades de locomoção. Se tivermos em conta que segundo os censos de 2001, existem no concelho de Alenquer 538 pessoas que são obrigadas a utilizar cadeira de rodas, temos logo à partida 1,5% da população impedida de utilizar grande parte dos edifícios municipais. Esperamos sinceramente que, após a publicação deste jornal, não tenhamos de voltar ao assunto pelas mesmas razões.
Nesta edição, terminamos o ciclo de entrevistas aos presidentes de câmara da nossa área de influência.
Carlos Lourenço foi eleito no passado ano, para o seu terceiro mandato enquanto presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, tendo obtido a maioria absoluta pelo segundo mandato consecutivo, algo que segundo o mesmo não é mais do que um prémio para quem prometeu e fez.
Esta quinzena ficou também marcada pelo mau tempo. A região Oeste foi afectada por uma intempérie hà muito não vista. Alenquer não foi excepção e foram muitos os locais onde os rios e ribeiras extravasaram as suas margens, inundando zonas habitacionais e agrícolas, muito em especial na zona da Merceana, onde parte desta localidade ficou mesmo submersa.
Na vila de Alenquer, os habitantes chegaram a temer o pior, mas felizmente parece que a intervenção efectuada pelo INAG no rio de Alenquer resultou, evitando assim que se repetisse o sucedido nos anos 60, onde os efeitos das cheias foram devastadores.
No desporto o destaque nesta edição vai naturalmente para Eduardo Henriques. O “campeoníssimo” alenquerense anunciou que vai competir por mais um ano, continuando assim a levar o nome de Alenquer aos pódios de todo o mundo.
Quem esperamos que também leve o nome de Alenquer bastante longe, é o jovem Edgar Anselmo. O ciclista de Cabanas do Chão vai, na próxima temporada, representar a regressada equipa de ciclismo do Sport Lisboa e Benfica, na sua formação de sub 23, acalentando assim o sonho de poder chegar ao grupo dos melhores.

Sem comentários: