sexta-feira, janeiro 26, 2007

IVG


Como devem imaginar o meu tempo está muito reduzido nos ultimos dias,
muito em especial devido ao facto de estar a decorrer a campanha para o
referendo da IVG.
Como não vou ter tempo para dissertar sobre o assunto coloco aqui o link
do Movimento Jovens Pelo Sim, do qual faço parte com muito gosto...

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Editorial Nova Verdade Edição 736 - 1/01/2007

Estamos mesmo no natal...
Esta foi sem duvida uma quinzena natalícia, senão vejamos:
A Europastry anunciou a instalação da sua nova fábrica nas antigas instalações da Knorr no Carregado, criando assim cerca de 140 novos postos de Trabalho.
José Sócrates inaugurou o troço da A10 que liga o Carregado a Arruda dos Vinhos, uma das mais belas (e caras) Auto-Estradas do pais, no mesmo dia em que a BRISA garantiu a abertura da nova ponte sobre o Tejo no final do primeiro semestre deste ano.
Alenquer já tem iluminação de natal.
Álvaro Pedro já tem orçamento para 2007, depois de José Manuel Catarino se ter abstido na reapreciação do mesmo.
Sem duvida um óptimo natal...
Bom, mas não perfeito.
A GM encerrou as portas, lançando no desemprego cerca de 1200 funcionários, o que, apesar das indemnizações, pode vir a criar um grave problema social na nossa região.
A Brisa, com a construção novo nó do Carregado, esqueceu-se da existência de Alenquer e da Nacional 1 (ou IC2?), o que tem levado os mais desatentos a fazerem umas viagens extra até Aveiras de Cima.
Alenquer sempre tem iluminação, mais do que no ano passado, mas fraca demais para uma terra que quer ser a Vila Presépio.
Alenquer tem condições naturais. Alenquer tem um presépio deslumbrante. Só falta mesmo uma iluminação e uma animação condigna para o nome que ostenta. Como sugestão, aconselho uma visita ao site da Prefeitura de Gramado (http://www.gramado.rs.gov.br/), uma pequena cidade Brasileira, onde o Natal é mesmo Natal e dura 60 dias.
Esta pequena cidade é “apenas” o terceiro maior destino turístico Brasileiro...
Quanto ao “episódio” ACICA – Nova Verdade, não me vou pronunciar, uma vez que, depois de uma conversa, a direcção desta associação admitiu o erro (ver carta ao director), no que ao Jornal Nova Verdade diz respeito.
Quanto ao diferendo Câmara Municipal de Alenquer – ACICA, certamente que ninguém ficará a ganhar com esta “guerra”, sendo por isso de esperar que se atinja o consenso entre estas duas instituições.

Editorial Nova Verdade edição 735 - 15/12/2006

Esta quinzena ficou marcada por um acontecimento que pode vir a fazer parte da história política Alenquerense.
PS e CDU puseram termo a um acordo pós eleitoral assinado logo após o Partido Socialista ter perdido a maioria absoluta nas últimas eleições autárquicas.
As versões para o fim do mesmo são naturalmente divergentes, mas uma coisa é certa: o Município de Alenquer no próximo ano vai ser gerido em duodécimos, testando, uma vez mais, a capacidade de gestão de Álvaro Pedro.
As implicações desta situação podem ser mais que muitas…
Todos esperamos que, para o município, sejam mais positivas do que negativas…
Esta quinzena fica também marcada pela iluminação natalícia em Alenquer, ou para ser mais preciso, pela sua ausência…
Nos últimos anos a iluminação do centro da “Vila Presépio”(!!!) tem vindo a decrescer em qualidade, mas este ano tudo mudou… Pura e simplesmente não existe… Dizem que a responsabilidade será da empresa contratada para a instalação da mesma, mas a verdade é que ela não está cá e a Vila Presépio ficou literalmente a ver passar o natal,
logo no ano, em que a vizinha vila de Óbidos se auto denominou de Vila Natal…
Mas também de coisas boas vive o concelho de Alenquer.
A Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada comemorou os seus 150 anos de vida, enquanto a Sociedade União Musical de Alenquer comemorou 116 primaveras. Estas duas instituições permitiram ao longo de toda a sua existência que milhares de jovens recebessem formação musical, tendo alguns deles chegado bastante longe no mundo da música. Por isso e pela divulgação que deram ao nome de Alenquer, muitos parabéns e obrigado pela vossa existência.
Não poderia terminar sem desejar a todos os leitores, colaboradores, funcionários, anunciantes e amigos umas Boas Festas.

Editorial Nova Verdade Edição 734 - 1 de Dezembro de 2006

Há cerca de dois anos, neste mesmo jornal, saiu um artigo sobre a inexistência de acessibilidades para os cidadãos com mobilidade reduzida no concelho de Alenquer.
Dois anos volvidos, e com todos os prazos legais a expirarem, o município de Alenquer continua sem demonstrar qualquer preocupação em adaptar as acessibilidades às necessidades dos cidadãos com dificuldades de locomoção. Se tivermos em conta que segundo os censos de 2001, existem no concelho de Alenquer 538 pessoas que são obrigadas a utilizar cadeira de rodas, temos logo à partida 1,5% da população impedida de utilizar grande parte dos edifícios municipais. Esperamos sinceramente que, após a publicação deste jornal, não tenhamos de voltar ao assunto pelas mesmas razões.
Nesta edição, terminamos o ciclo de entrevistas aos presidentes de câmara da nossa área de influência.
Carlos Lourenço foi eleito no passado ano, para o seu terceiro mandato enquanto presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, tendo obtido a maioria absoluta pelo segundo mandato consecutivo, algo que segundo o mesmo não é mais do que um prémio para quem prometeu e fez.
Esta quinzena ficou também marcada pelo mau tempo. A região Oeste foi afectada por uma intempérie hà muito não vista. Alenquer não foi excepção e foram muitos os locais onde os rios e ribeiras extravasaram as suas margens, inundando zonas habitacionais e agrícolas, muito em especial na zona da Merceana, onde parte desta localidade ficou mesmo submersa.
Na vila de Alenquer, os habitantes chegaram a temer o pior, mas felizmente parece que a intervenção efectuada pelo INAG no rio de Alenquer resultou, evitando assim que se repetisse o sucedido nos anos 60, onde os efeitos das cheias foram devastadores.
No desporto o destaque nesta edição vai naturalmente para Eduardo Henriques. O “campeoníssimo” alenquerense anunciou que vai competir por mais um ano, continuando assim a levar o nome de Alenquer aos pódios de todo o mundo.
Quem esperamos que também leve o nome de Alenquer bastante longe, é o jovem Edgar Anselmo. O ciclista de Cabanas do Chão vai, na próxima temporada, representar a regressada equipa de ciclismo do Sport Lisboa e Benfica, na sua formação de sub 23, acalentando assim o sonho de poder chegar ao grupo dos melhores.